Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 15 de março de 2021

Dura Realidade, Delicada Revisão

O que se tem dito por aí sobre os dias maus que estamos a sobreviver? 

Vai ficar tudo bem? Para quem? Onde? Como? 

Não seria tempo de voltar as Escrituras, e repensar o triunfalismo teológico suicida e assassino, que não é só de alguns segmentos evangélicos, mas se descobre naqueles que fazem a boa confissão? 

Fazer a boa confissão do Evangelho e reagir ao mal como se fosse uma invasão de um suposto Paraíso na terra é contraditório. 

Deus no comando? Sim. Mas, é uma frase agressiva aos que estão de luto. Quem está de luto não quer ouvir que "Deus está no controle". A dor não se alivia com palavras, mas sim com compaixão. 

Quem sabe que "Deus está no controle" sabe. Quem não sabe, não será convencido na hora da dor. 

E a expressão tosca: "Já deu tudo certo!"? Quem diz isto está a pensar no último capítulo do Apocalipse? Ou é mais um que, levianamente, profere palavras sem o mínimo de respeito pela dor alheia?

Até a expressão "Deus é fiel", se dita fora de hora são palavras jogadas ao vento. Aliás, esta verdade não muda, mas duvido que 30% dos que a dizem, tenham estudado e entendido o atributo da Fidelidade de Deus.

Clichês e jargões evangélicos são agressivos aos que estão de luto. Parem com isto!

"Mil cairão ao lado teu lado, e dez mil a tua direita, e tu não serás atingido" não pode ser usado nestes dias. É abusivo usar este texto, cegamente. 

"Deus é Deus de milagres!" Eu também creio, entretanto, qual é o milagre que Ele deseja fazer? Não sucumbir ao luto é talvez um milagre maior que ser poupado das lágrimas. 

Praga nenhuma chegará a sua tenda? Quando? Aplica-se a esta Pandemia? Por que então há tanta gente de Deus a morrer? 

O que é mais apropriado para estes dias? 

Honestamente? O que queremos? Queremos um Deus que sirva a todos os nossos desejos? Sim. Queremos. Mas, isto não existe. Queremos um "deus da lâmpada mágica".

Que palavras temos para estes dias? O que não queremos ouvir, porém precisamos? 

"Quem pode acrescentar um côvado a sua existência?" (Mt. 6.27) 

"Não depende de quem quer, nem de quem corre, mas de Deus em usar de misericórdia." (Rm. 9.16) 

"Porque dele e por ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rm. 11.36)

É tempo de clamar para o Senhor sarar a nossa terra sim. Mas também é tempo de assumir que somos "peregrinos e forasteiros" (1 Pe. 2.11)

Quando Pedro chamou a Igreja a olhar para a Pátria celestial, ele também disse "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse." (1 Pe.4.12)

Chegou o tempo, o kairós de Deus, para cada servo de Jesus olhar para dentro de si mesmo, e questionar-se, se realmente está em Cristo. 

Ou a nossa esperança em Cristo, se limita as coisas desta vida? (1 Co. 15.19)

E para que também esta reflexão não fique sem tato, e sem alma, a esta realidade: "Chorai com os que choram..." (Rm. 12.15). Mais do que palavras, precisamos de quem tenha alma e um coração sensível.

A maior mensagem, que ouvimos de uma amiga agora, é: "Emanuel". Bastou esta palavra, porque é mais que uma palavra. É o Deus que habita em nós, na nossa dor. Que consolo! O Deus que faz o milagre de não nos deixar sucumbir, nas dores. Ele é o nosso bálsamo!

"No mundo tereis aflições. Tende bom ânimo. Eu venci." São palavras mais que palavras. É uma referência de vida, de nosso Mestre. 

E o que podemos orar juntos? "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos de todo mal." 

Instagram: @vacilius.lima

Um comentário:

  1. Amém , suas palavras tem nos ajudado !!! Só Deus pra nos cura dessa dor que estamos vivendo

    ResponderExcluir