Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Confissões de um Ex-Pastor


Ex-pastor? Não são os dons irrevogáveis? Sim, sim. O que ocorre hoje, no campo missionário são conjugações libertárias, dos moldes eclesiásticos.

As demandas impunham que eu fosse um profissional da Bíblia. Precisava estudá-la porque o servir era técnico. O domínio de temáticas, ora complexas, ora "fast-food", definia a agenda.

Ser um excelente comunicador do texto sagrado, era um trabalho mais interessante que a vontade divina, que ele propunha. 

Havia ali um "bichinho" que buscava "maquiar" isto. Aliás, ele estará em toda esta confissão, dizendo: "Olhe o lado bom. Não foi bem assim".

Os livros eram lidos porque eu precisa dar respostas. O sabor das palavras era a possibilidade em reproduzi-las.

O campo missionário é uma graça que me tirou o púlpito, mas presenteou-me os vizinhos. A oratória deu lugar a escutatória, sem agenda.

Estou a aprender "fazer amigos" sem precisar ser a solução. Sei que antes, muitos foram engendrados nas dores de parto, os quais muito estimo-lhes. Entretanto, é diferente ser socorro, quando não esperam isto de você. 

Eu era o "homem que Deus usa", hoje sou apenas aquele servo que Deus usa, quando quer.

A família também ganhou, porque aprendi a dizer "não" para os outros. "Jogar conversa fora", sorrir, brincar, e descobrir que a culinária é arte, culto e servir.

Quando ganhava um salário, ainda que a igreja não cobrasse, sentia que devia trabalhar x horas por dia. Uma imposição tecnocráta, que engessa a liberdade no Espírito. 

Os pastores deviam conjugar responsabilidade consciente de servo, com liberdade e direção do Espírito. A minha agenda era mercantilista. Fazia o que a igreja local ganhava com aquilo.

E a natureza ao redor de mim? Era para curtir em dias de Férias. Era aquela dose de oxigênio mais puro, que precisava cheirar, por ano. Até a cadelinha que tínhamos sofreu a falta de carinho, de uma cosmovisão que limitava Deus a um calhamaço de letras. 

Não havia "tempo" para dar uma olhadela na natureza. Contemplar? Devia ser programado. Observar uma flor? Coisa para vovózinha.

Tudo remete-me ao que disse nosso mentor Transcultural, Oswaldo Prado: "O missionário não foi chamado só para pregar o Evangelho, antes também para viver o Evangelho".

Meu Deus! Salve os pastores de uma vida mesquinha. Senhor, torne-os mais parecidos com Jesus, que tinha tempo para a viúva, para as crianças, e para olhar os lírios do campo. 

Dê-nos um coração cheio da compaixão, que enxerga as ovelhas sem pastor, e que não seja mandatório serem elas "nossas".

-----

Hoje estamos a servir em Portugal

A Associação Evangélica Cascatas é um Centro de Hospitalidade, Serviço e Reflexão 

Instagram: vacilius.lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário