Qual a posição do sábado no calendário? Ele ocupa o sétimo dia. É o último da semana. Há uma implicação para isto.
O termo "sábado" do hebraico "sabbath" significa literalmente "descanso". Qual a lógica? Quem trabalha seis dias deve descancar no sétimo.
O termo "sábado" do hebraico "sabbath" significa literalmente "descanso". Qual a lógica? Quem trabalha seis dias deve descancar no sétimo.
Quem foi o primeiro a tirar um "sabbath"? O próprio Deus. Depois de criar todas as coisas, e ao homem, também viu que era bom, muito bom, e descansou.
Se Deus descansou, o homem também deve fazê-lo.
Mas, Deus sabia que o homem tenderia a não descansar. Então para evitar que o homem esquece-se de si mesmo e até dEle, estabeleceu como lei a guarda do sábado.
Como poderia o homem descansar e cultuar ao Senhor, enquanto "ritual", estando totalmente ocupado e sobrecarregado?
Mas, Deus sabia que o homem tenderia a não descansar. Então para evitar que o homem esquece-se de si mesmo e até dEle, estabeleceu como lei a guarda do sábado.
Como poderia o homem descansar e cultuar ao Senhor, enquanto "ritual", estando totalmente ocupado e sobrecarregado?
Então, seria o sábado uma lei para hoje? Formalmente não.
Assim como hoje não estamos fechados a um só lugar e a um só dia para cultuar, também não precisamos guardar a lei do sábado, mas sim o princípio do sábado. Qual é ele? Descansar depois de seis dias de trabalho, seja ele qual for.
Assim como hoje não estamos fechados a um só lugar e a um só dia para cultuar, também não precisamos guardar a lei do sábado, mas sim o princípio do sábado. Qual é ele? Descansar depois de seis dias de trabalho, seja ele qual for.
Mas, então o sábado não é importante? Sim. Repito: "como princípio" e não como um obrigatoriedade moral, não como uma lei.
Quer um exemplo decisivo? Jesus falou que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por conta do sábado (Mt. 12:1-13; Mc. 2.23-28).
Quer um exemplo decisivo? Jesus falou que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por conta do sábado (Mt. 12:1-13; Mc. 2.23-28).
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