Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Mulheres: aprendam em silêncio?

Paulo era machista? Por que ele diz que as mulheres não deveriam falar na Igreja? Por que ele orienta as mulheres a que perguntem aos seus maridos em casa? (1 Co. 14;34-35; 1 Tm. 2.11-12).

O que está na "cabeça" de Paulo? 

O mais curioso é que quando fala assim ele defende a mulher. Defende a mulher? Como?

A mente de Paulo, como judeu, era do sacerdócio do homem a começar de casa, por isso, ele diz para mulher perguntar em casa ao seu marido.

Quando entendemos a ideia de "perguntar em casa ao marido", aí podemos compreender o que significa: "...é vergonhoso pra mulher falar na Igreja..." (1 Co. 14.35b). 

Por que é vergonhoso? Do que ele está falando? 

É uma vergonha que os maridos não assumam o seu papel como sacerdotes de casa. A vergonha, para quem conhece o contexto, deveria ser primeiro dos homens que não assumem o seu papel como sacerdotes. 

A questão não é quem manda. Tão pouco a questão é sobre superioridade. A questão é quem serve. Esta negligência dos homens expõe as mulheres, tornando-as vulneráveis. 

A Teologia Paulina traz a perspectiva do serviço e da responsabilidade, a partir de uma liderança masculina que serve a mulher. 

O homem precisa assumir a responsabilidade do sacerdócio. Ele é o maior servo dentro de casa. Maior porque é o primeiro a servir, não o primeiro a mandar.

A responsabilidade primeira do discipulado é do marido, e do pai. A liderança dele é para servir, é para proteger a mulher. 

O homem que assume o seu papel como servo-sacerdote, tendo Jesus como modelo, ele protege sua esposa, dela cuida, e alimenta-a (Ef. 5.25-29).

Paulo era machista? Paulo era a favor da saúde plena da mulher e da Igreja. Ele compara as duas como quem precisa de cuidados. Ele sabia que mulheres, assumindo a responsabilidade de homem era um desvio do propósito da Criação. 

Se atendêssemos as suas orientações, nós teríamos mais "homens de verdade", menos "mulheres insatisfeitas", e muito mais "mulheres felizes". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário