Há duas coisas na vida que se você guardar você perde. Conhecimento e afeto. Se você guardar eles vão embora. A única maneira de ter conhecimento e afeto é repartí-los. (Mário Sérgio Cortella)
A escola lembra-nos conhecimento e a família lembra-nos afeto, mas a boa escola transmite conhecimento com afeto, e a boa família partilha afeto com conhecimento. Também por isso, não dá pra conceber família sem educação e educação sem família.
Uma existe em função da outra, pois o indivíduo foi feito para se relacionar. Afinal, qual é a base de todas as nossas relações? A família.
"Não é bom que o homem esteja só..." (Gn. 2.18). Deus fez o homem e ao perceber que estava só, Ele proveu-lhe uma companheira, e depois vieram os filhos.
Agora o homem já tem a companhia da mulher. Eles estão acompanhados. Mas, qual seria o segredo para um boa convivência? Aqui entra a educação.
A educação não é a imposição de regras de convivência. A educação é transmitir valores que transformam e direcionam vidas.
De onde veio a base-criadora da família? Da Trindade. Já havia relacionamento antes da criação. A família é uma extensão do próprio Deus em sua pluralidade. ISTO É RELACIONAMENTO.
E de onde veio a base-criadora da educação? Das orientações de Deus para o homem: cuidar do jardim e respeitar seus limites (Gn. 2.15-17). ISTO É EDUCAÇÃO PARA A VIDA! Não apenas a Educação que transmite conhecimento para os Concursos e Vestibulares. A boa educação prepara para os testes escolares e para os testes para a vida.
Sendo assim, família sem educação não prepara para a vida e educação sem família não desfruta da essência da vida. E somente quem desfruta da essência da vida pode partilhar conhecimento e afeto ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário