Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Eu não amo Jesus?

Eu não amo a Jesus! Essa afirmação incomoda-me, ao mesmo tempo em que liberta a minha consciência. É uma forte impressão a respeito da minha espiritualidade e da minha vida.

O meu amor por Jesus talvez seja aquele que Pedro tinha logo depois da ressurreição. Ele tinha só uma consideração por Jesus. Ele não o amava sacrificialmente. Depois Pedro veio  aprender a amar e chegou até a morrer pelo Mestre. 

Por que eu não amo a Jesus? 

Se ele pedisse-me alguns dos meus maiores bens e alguns dos meus mais importantes sonhos, eu não estaria pronto pra oferecer. Eu posso até dizer que tudo é dEle e para Ele - como sabemos. Mas, ficar sem algumas coisas eu não estaria disposto. 

Eu não amo a Jesus porque eu só daria algumas coisas se Ele arrancasse-nas de mim. Isso não é dar. Não estou disposto a muitos sacrifícios. Aliás, até oro para que não seja preciso isto ou aquilo.

Eu não amo a Jesus porque eu não canto "Tudo entregarei" em plena tranquilidade, sem nenhuma preocupação. Pouco confio em Seu amor leal.

Eu não amo a Jesus porque o Céu é uma esperança nEle, mas que eu não quero que aconteça logo. Gostaria ainda de fazer muito, inclusive por Ele. Bom, eu gostaria mesmo que fosse por Ele. Mas, questiono as minhas motivações. 

Por que eu não amor a Jesus? 

Porque sinto muito em não pecar. Algumas vezes, é o que quero. E olho pra Jesus como se Ele fosse um estraga prazeres. Eu sei também que este sentimento cheio de blasfêmia é uma manifestação dessa falta de amor. 

Se minha vida fosse avaliada pelo que faço eu diria que amo a Jesus. Quantas horas  dedico-me a falar com Ele, quanto tempo estudando e lendo as Escrituras dEle, quanto tempo com a Igreja dEle, ensinando as ovelhas dEle, amando a minha família que é dEle, servindo a minha esposa que é dEle, buscando de alguma forma ser bênção para Ele e em nome dEle.

Qual é a auto-acusação então que pesa sobre mim? Eu faço coisas boas, mas tenho dificuldade de plena adoração, dificuldade de contemplação, dificuldade de desejá-lO mais do que desejo essa vida. Não sou digno de Jesus. 

Mas, eu quero a Ele. Eu preciso aprender amá-lO. Eu espero a oportunidade de glorificá-lO, não apenas na morte, mas na vida. Numa vida intensa para Ele, não apenas aos olhos dos homens. 

O que é curioso é que eu não preciso parar de fazer as coisas que faço, nem preciso deixar de amar tudo o que amo. Eu não preciso parar de investir naquilo que invisto. Eu preciso "apenas" colocá-lo acima de todas estas coisas e de todos que são importantes pra mim. Eu preciso ter um coração desapegado, entregue, uma esperança descansada, cheio de desejo de uma vida que está acima desta aqui, e confiado em Seu amor leal.

Este é o perfeito amor que lança fora todo medo (1 Jo. 4.18), o qual revela o nível do meu amor. Eu amo a Jesus (ainda que tão timidamente), mas preciso ser aperfeiçoado em seu perfeito amor que lança fora todo medo.

Um comentário:

  1. Tudo oq eu pensei estava escrito. Que deus te abençoe grandemente pq era tudo oq eu precisava ouvir e também dizer.

    ResponderExcluir