Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Há 20 Anos Atrás...


Vale a pena ter boas lembranças: 

Aquela pequena congregação. Aquele pequeno rebanho. Aquele garoto ainda. A Palavra eterna na boca dele...

Obrigado Senhor porque tão jovem fui ensinado nas Sagradas Letras e ainda menino já podia dar frutos ao abrir a minha boca também.

Ao Senhor toda glória, pra sempre, na Igreja e em Cristo Jesus. 


Qual Herança Você Está Deixando?

Quando não mais estivermos aqui, o que deixaremos como herança do testemunho do Evangelho? O que fazemos irá transpor a nossa presença? (At. 9.39)

Uma Questão de Transpiração

Eu desejo muito ser um instrumento de bênção nas mãos de Deus. E você? E então sonhamos com isso.

Por que não paramos de sonhar e desejar? A fórmula é simples - não é uma coisa distante de nós.

A simplicidade do Evangelho nos chama para andar com Jesus. E na medida da nossa caminhada com Ele, mergulhados no Evangelho, "invadidos" e dominados pela graça... vamos transpirar dele.

E somente quando transpiramos o Evangelho é que podemos honrar a proposta de Jesus: de sermos o bom perfume de Cristo, em todo lugar (2 Co. 2.14-17).

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Nada de Dependência Total

Em Atos 8.39 o eunuco etíope sofre uma drástica separação de seu discipulador, mas o seu foco está tão claro que segue, com alegria, o seu caminho. Precisamos seguir o caminho que Deus estendeu diante de nós, e com alegria.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Por que Bento XVI Desistiu?

Teria alguma coisa a ver quando Bento XVI ainda era apenas um jovem alemão, Joseph Ratzinger, integrado a Hitlerjugend (Juventude Hitlerista), divisão da SS de Adolf Hitler? 

Será que está relacionado com aquelas cartinhas que o mordomo afanou e o jornalista italiano Gianluigi Nuzzi publicou? 

Será que está relacionado com a ciência da morte de Emanuela Orlandi, menina de 15 anos, desaparecida no Vaticano até hoje porque seu pai sabia demais sobre o Banco da Praça São Pedro?

Ou teria alguma coisa com o sepultamento do mafioso Enrico de Pedis que por sua proximidade com a cúpula criminosa do Vaticano foi ao lado de papas e cardeais na Basílica de São Apolinário?

Poderia ter relação com a força da oposição entre os cardeais? 

Quem sabe é simplesmente por saúde, mais precisamente artrose?

Alguém sabe por que o Papa não quis mais ser o suposto herdeiro do trono de São Pedro já herdado e agora rejeitado.

(Baseado na matéria de Ucho Hadad, de dia 12/02/12, na Folha de São Paulo.)

Yoani Sánchez: Voz Que Clama no Deserto?

Cuba é uma ilha contraditória: paradisíaca e alienada. Tão alienada que lá não existem pescadores. Por que eles não existem? Porque poderiam ver o horizonte e desejarem ganhar o mundo. 

Quantas décadas de opressão? 

E de repente surge uma voz que se espalha contra a alienação pelo mundo afora. Uma voz que depende de gente em mais de 20 países para colaborar na divulgação. Por quê? Porque o acesso a internet é restrito e dificultoso e então de alguma forma Yoani reparte o que escreve e outros divulgam pra ela.

Por que tanto medo? Por que tanta retaliação? Por que o PT se mobilizou para promover grupos de manifestação contrária?

Porque a voz da liberdade é uma ameaça para os ditadores. O chavismo, o lulismo e o fidelismo temem a liberdade de expressão por isso.

Yoani Sánchez é só uma voz libertadora que clama no deserto e um dia, somada a outras vozes, pode desencadear a Primavera Cubana.

Como Sentir Que Mereço?

Acordei hoje e vi o quanto sou privilegiado. Estou cercado de gente boa e maravilhosa. A começar da minha própria cama, passando pelos quartos mais próximos do meu, atravessando a calçada e os muros da minha casa, até alcançar gente especial espalhada por esse "mundão" de Deus.

Como se não bastasse tanta gente linda eu ainda estou mergulhado em tarefas raras (como essa de escrever) e de múltiplas formas compartilhar o Evangelho. Agora mesmo na segunda hora do meu dia estou repartindo com você a graça que me tem abraçado.

Graça que esse ano está prevista para ser celebrada na pregação e no ensino em outras cidades nossas e até terras além mares.

Quem me deu tudo isso? 

"Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!" (Ef. 3.20-21)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pare de Perguntar...

Você anda perguntando qual é a vontade de Deus? É bom que perguntemos por um tempo, mas chega uma hora que precisamos tomar coragem e decidir.

O que fazer profissionalmente? Até quando você perguntará? Pare! Veja as habilidades que Deus deu pra você e decida logo o que fazer.

Há coisas que estão mais claras. Ninguém precisa perguntar se Deus deseja o divórcio ou não.

As outras coisas. Aquelas mais pessoais precisamos ter coragem de decidir, com temor. E Deus confirmará a sua vontade a cada passo da caminhada.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Que Evangelho é Esse?

"Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los... Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome... Todos os dias... não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo." (At. 5.40-41)

Onde esse Evangelho?

Onde apóstolos assim?

Onde dessa mensagem?

Alguém poderia me ajudar a celebrar a "genuinidade" do Evangelho?

Quem Busca Ficar Rico...

Ficar rico? Talvez só queremos um pouco mais de conforto. Mais conforto pra morar, dirigir, dormir etc. Quem sabe queremos "apenas" mais qualidade de vida. Qual é o problema?

Se realmente desejamos um pouco mais de conforto e mais qualidade de vida não há porque ficar rico. É possível melhorar bem a nossa vida de conforto sem riqueza - basta bom gosto. É possível também qualidade de vida sem ficar rico - basta correr, caminhar, comer frutas e legumes, eliminar o refrigerante e diminuir o café, dormir mais cedo, comer no horário certo. 

Quem deseja ficar rico trai o Evangelho porque ele nos convocou para a simplicidade, se esquece do bem servir e pensa apenas no se servir dos bens, prioriza as coisas em detrimento da espiritualidade, invoca todo dia em sua labuta a inquietação e o senhorio de Mamon, despreza a família em nome dela.

Enfim, nem todo rico é rico porque buscou ficar rico, mas todo rico que buscou ficar rico como propósito de vida está arruinado e todo aquele que quer ficar rico já está arruinado também porque "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos." (2 Tm. 6.9-10)

O que faz o Evangelho da Prosperidade? Encaminha as pessoas para a ruína e a destruição.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ele Era Um Bebezinho... O que Acontece?

Cheguei agorinha do velório de um bebezinho que viveu 3 dias fora do ventre materno.

Quanto investimento! Quanta expectativa! Quanta dor! Quantos questionamentos! Nada de explicações! Nenhum entendimento da razão pela qual isso aconteceu.

Por um momento vi gente cercando o pai e a irmã com muitas palavras. Palavras que são só palavras.

O que prevalece é a dor que se une a soberania de Deus. Somente elas estão presentes nesse momento. E o consolo está querendo chegar. Talvez leve dias muito longos até que venha.

"Ó profundidade da riqueza 
da sabedoria
e do conhecimento de Deus!
Quando insondáveis são 
os seus juízos
e inescrutáveis
os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente 
do Senhor?
Ou quem foi o seu conselheiro?"
"Quem primeiro lhe deu, 
para que ele o recompense?"
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém."
(Rm. 11.33-36)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pecado in-Voluntário

Aquele que já morreu para o pecado e passa a pecar voluntariamente provoca uma condição de pecado involuntário, deliberadamente, e fica numa condição de juízo repentino (Gl. 5.13; Hb. 10.26-27).



O Sangue de Jesus Antes de Pecar

Quem já foi redimido pelo sangue voltará a precisar dele somente quando pecar? Não.

Estamos numa luta contra o pecado, todos os dias. E quando pecamos, temos o Sangue que nos purifica de todo pecado (1 Jo. 1.9). 

E para não pecar? Também precisamos valorizar o Sangue de Jesus, antes mesmo de pecarmos. 

É uma postura que nos protege. Cria uma "casca de livramento" pensar que o Sangue derramado foi em meu favor, e que não pecar - por causa do Sangue - é uma maneira de honrar o sacrifício (Hb. 10.29).

O Sangue de Jesus tem valor para purificar do pecado e também para nos proteger de pecar - quando damos importância devida ao sacrifício.

Pelo Sangue de Jesus somos purificados, pelo Sangue de Jesus somos constrangidos a não pecar. Aleluia!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Batismo com fogo e com o Espírito Santo

O que é o Batismo com o Espírito Santo? O que é o Batismo com Fogo? Eles são a mesma coisa? 

Lucas ao escrever o Evangelho afirmou que Jesus viria pra batizar com o Espírito Santo e com fogo (Lc. 3.16). 

Já no livro de Atos ele menciona apenas o batismo com o Espírito Santo e omite o termo "fogo": "Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo." (At. 1.5). Foi isso o que aconteceu logo em seguida. Todos conhecem Atos cap. 2. Esse é o Batismo com o Espírito Santo. 

E em Atos 2 temos a representatividade da Igreja toda, pois, a "...todos nós, nos foi dado a beber de um mesmo Espírito" (1 Co. 12.13).


No Evangelho Lucas mostra que "fogo" é o lado da moeda que traz juízo: "Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga." (Lc. 3.17). Aqui é a continuidade do disse acima quando Lucas fala sobre o Batismo com fogo e com o Espírito Santo: "juntar o trigo em seu celeiro" é o Batismo com o Espírito Santo, e "queimará a palha com fogo que nunca se apaga" é o Batismo com fogo. 

Lucas entendeu a mensagem. O que significa então o Batismo com o Espírito Santo e com o fogo? É a promessa é de salvação e condenação ao mesmo tempo. A promessa é de derramamento do Espírito sobre os discípulos e de juízo sobre os incrédulos. Afinal esse é o resultado da pregação do Evangelho, é referência ao Evangelho que Lucas faz naquele contexto: "E como muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas." (Lc. 3.18)

E o que ocorre depois da ressurreição em Atos? O cumprimento de um "lado da moeda": o derramar do Espírito sobre os discípulos, pois o outro lado, aquele do "fogo" é o juízo que ainda virá.

O Prazer Acaba e Também...

O que acaba junto com o prazer?

Se os relacionamentos são saudáveis, leais, sinceros, fraternos, abnegados... a simples presença do outro é capaz de nos satisfazer.

Por outro lado, os relacionamentos que tem motivações egoístas de prazer, eles acabam juntos com o prazer. 

Talvez por isso muitos não vivem e nem querem viver com certos parceiros sexuais. Essa pode ser uma das causas de parceiros se divorciarem do relacionamento depois que passam a morar juntos. 

Não apenas esses "casinhos promíscuos de amor" sofrem desse engano. Há casais casados que se decepcionaram muito porque antes do casamento nutriram uma motivação egoísta de busca pessoal do prazer.

Pena que muitos ainda não descobriram que amar é melhor que ser amado, fazer alguém feliz é muito melhor que buscar a própria felicidade. Aliás felizes são aqueles que descobriram a felicidade fazendo os outros felizes. Por quê?

"Mais bem-aventurado é dar que receber" já disse Jesus.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

É Só Comigo Mesmo?

Olhei o Mapa Mundi e ao passar pela África lembrei do Nunes, um seminarista angolano que estagia em nossa igreja. É tão looonge! Inclusive culturalmente.

Aqui está ele entre nós. Acaso? Algum propósito especial? Qual o plano de Deus?

Deus tem coisas pra fazer através dele, e somente por ele mesmo. Como assim?

Há obras que Deus escolheu fazer pela instrumentalidade do Nunes e não o fará por meio de ninguém mais.

Deus não levantaria alguém de tão longe se não quisesse usá-lo de uma maneira específica.

Serve para você e pra mim?

Sim. Há coisas que Deus faz e serve pra todo que tiver disposto e disponível. No entanto, há outras que escolheu de maneira específica alguém pra realizá-las: você. E nesse caso não adianta esperar por ninguém. É com você só e por isso vamos prestar contas também de maneira específica - ainda que outra faça.

Exemplo? Nossos filhos. Avós podem colaborar. Igreja deve somar. Mas, a prestação de contas final é com os pais e mais ninguém. E assim vai...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Se o Senhor Tivesse Chegado Antes

Quando questionamos os fatos acabamos por não considerar a soberania de Deus. E se não percebemos o seu cuidado podemos cair na incredulidade disfarçada de crer num milagre só para um futuro distante (Jo. 11.17-37).


Ele Cortou a Orelha Dele

Pedro cortou a orelha de Malco (Jo. 18.10) porque não compreendeu que o Reino de Jesus não é deste mundo (Jo. 18.36).

Pedro, bem intencionado, quis defender a Jesus. No entanto, não compreendeu que a batalha do Reino não se vence com espadas.

Não é assim que fazemos na Igreja?

Quanta força e violência nas disputas. Quanto esforço sobre-humano para resgatar algumas vidas. E um grande equívoco: ganhar para o Reino a partir de nossa capacidade, dedicação e força.

Será que não vamos aprender que o Reino requer habilidades da graça que implicam não usar a força nem a violência, mas tudo pelo Espírito?

Ele Conhecia Aquele Lugar

"Ora, Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se reunira ali com os seus discípulos". (Jo. 18.2)

Judas conhecia aquele lugar - num olival depois do Vale do Cedrom. Ali Jesus se reunia com os seus discípulos.

Contradição?

Judas conhecia o lugar, o olival, mas não conhecia aquele que se servia daquele lugar: Jesus.

Judas fazia parte do grupo de discípulos, no entanto, não seguia Jesus com integridade de coração.

Então não adianta conhecer o lugar onde os discípulos se encontram com Jesus.

Seria essa a condição de muitos nas reuniões da Igreja? Gente que se encontra no mesmo lugar onde Jesus encontra o seus, mas que nunca encontrou Jesus. Gente que só consegue chegar no "olival", mas que nunca chega no "santo dos santos".

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Sem Mim": "Nada"

"Sem mim nada podeis fazer" (Jo. 15.5). São palavras de Jesus. Não podemos nada sem Ele. 

O que é "nada" e o que é "sem mim"?

"Nada" naquele contexto se refere a negação de uma vida frutífera para os outros.

"Sem mim" diz respeito a negação de permanecer em Cristo e em sua Palavra e Ele permanecer em nós.

Eis uma combinação perfeita para o sucesso. Não existe: "Os 10 Segredos do Sucesso", "7 Passos da Conquista" etc. O que existe é comprometimento e intimidade com Jesus.

Serve para a vida toda? Serve para a vida toda porque devemos ser frutífero por onde passarmos. 

Mas, que fique claro que essa vida frutífera não é voltada para si mesmo. É vida compartilhada, vida que abençoa, que serve.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Saudades do Jardim Eterno

Quem não gostaria de morar num lugar tranquilo?

Os lugares tranquilos que buscamos se traduzem como anseio inconsciente pelo Céu (Jo. 14.1-4). E nessa direção a natureza geme aguardando o Dia da Redenção (Rm. 8.18-27).


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Vida É Mesmo Um Jogo?

Assistimos hoje, com as crianças, ao filme "Detona Ralph". Tudo acontece dentro do mundo virtual de um fliperama. Os personagens ganham vida.

Pensei: "A nossa vida é assim - um jogo". Por que um jogo? 

Porque tem regras claras, tem imprevistos e improvisos quando as estratégias não são suficientes. Tem um alvo a ser atingido. Ah! Não poderia esquecer: sempre haverá os adversários.

O que "pega" é saber que tipo de jogo estamos jogando. De que lado estamos? 

Se estamos do lado certo as regras são claras porque o caminho que conduz à vida é estreito, somos amigos de Deus e seremos perseguidos, e o nosso propósito maior é viver para a glória de Deus e isso custa claro discernimento e muita renúncia.

O que podemos esperar então? A vitória. Já sabemos o final de quem luta as lutas de Deus.

De que lado você deseja "jogar"?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Não Por Momento

Deus responde nossas orações com "sim", "não" e "espera". E quando fala "sim" e no meio do caminho fala "não"? Pode ser por um momento.

Todos os nossos "nãos" são definitivos? Claro que não. Alguns deles são só por um momento. Quantos pedidos recusamos só por um momento? 

Atendemos positivamente todos os pedidos dos nossos filhos? Não. Deus também pode nos tratar assim.

Foi assim com Balaão. Os conselheiros de Balaque vieram buscá-lo. Ele disse que não iria. Deus falou que ele poderia ir sim, e quando foi a ira do Senhor acendeu-se contra Balaão (Nm. 22.20-21).

Qual a contradição? O que está errado? Deus liberou ou não a sua ida?

Sim. Deus permitiu que Balaão fosse, mas no meio do caminho o Anjo do Senhor interrompe a sua caminhada porque precisava ser provado e aprender algumas lições.

Esse é o "não" momentâneo. Deus não disse "não" definitivamente. Esse "não" era para melhor conduzir o "sim".

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cuidar Não É Fácil

Ontem concertei o varal de casa, arrumei um pouco do jardim que ainda quero ter, e ajustei algumas coisas nas bicicletas das crianças. E o próximo passo será passar um produto contra ferrugem nas janelas.

Por que estou compartilhando isto?

Porque cuidar, manter bem o que se tem, não deixar estragar, consertar... é uma tarefa árdua. 

Nesses tempos de superfluidade é mais fácil comprar novo, desistir, deixar estragar, trocar.

O problema é quando tratamos coisas nobres assim: família, filhos, casamento, igreja, ministério etc.

Vamos cuidar melhor de tudo que Deus nos deu?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que Significa Orar?

Orar é... 

cumprir um dever de servo...

se deleitar num prazer de filho...

e desfrutar de um privilégio de amigo.

Que tal honrar seu compromisso e celebrar a graça de orar?

Ovelhas Lá Fora

Esse título nos faz pensar naqueles que estão fora do aprisco porque se desviaram por gramas aparentemente mais verdes.

No entanto, gostaria de destacar que Jesus menciona "lá fora" para as ovelhas que a Ele vêm. 

O que vão fazer "lá fora"?

Elas passam pela Porta/Jesus e logo em seguida são levadas por Ele mesmo às pastagens (Jo. 10.9). Jesus as alimenta. Ele delas cuida. Nutre o coração. Dispensa o Seu favor.

O bom pastor chama as suas ovelhas pelo nome e as leva pra fora. "Lá fora" Ele vai à frente delas e elas o seguem (Jo. 10.3-4).

Esse "lá fora" não é fora da Igreja. Esse "lá fora" é a vida guiada pelo Bom Pastor. Inclui a vida toda, inclusive a vida de Igreja.

Melhor assim: guiados e alimentados pelo Sumo Pastor em todo o tempo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Uma Questão de Tempo

Discernir o tempo certo implica em fazer a coisa certa porque não há tempo certo pra coisa errada.


Você É de Outro Mundo Mesmo?

Jesus disse não ser desse mundo. E nós também não o somos. Sabemos pelo Evangelho dEle mesmo. 

Então por que nos apegamos tanto as coisas dessa vida? 

Por que líderes evangélicos pregam com se a nossa eternidade fosse aqui?

Por que a Igreja está fazendo do "leite e mel" dessa terra o Céu?

Por que buscamos a Deus apenas para as bênçãos dessa vida?

Por que não priorizamos os missionários em nosso orçamento?

Por que os irmãos e a Igreja não são a nossa prioridade na oração?

Por que confessamos seguir os passos de Jesus e nos dedicamos mais ao futebol, ao lazer, às novelas, aos prazeres pessoais?

Por que insistimos a viver como incrédulos em nome de Deus? Ou nos desapegamos dessa vida ou permaneceremos em nossos pecados.

Presos no Senegal

José Dilson e Zeneide estão presos no Senegal porque levaram crianças muçulmanas ao Evangelho. Já são três meses. José Dilson privado da esposa Marli e desses lindos filhos.

Queremos a liberdade deles e oramos por isso, mas não podemos nos esquecer de que desfrutam uma graça que comumente não desejamos: ser encarcerado por amor a Cristo.

Será que ao menos poderíamos dedicar alguns minutos para nos imaginar com eles?

Será que ao menos um tempo de oração diária podemos dedicar a que tenho consolo do Alto e a boca deles não seja fechada?

Será que podemos clamar ao Senhor para que continuem a se comportar como Paulo e Silas na prisão?

Será muito perdermos um pouco do nosso sono sentindo a alegria que sofrem por amor a Cristo e a tristeza própria de quem deseja a liberdade?

Estejamos todos juntos nesses tempos difíceis!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Uma Vez Abençoados Sempre Abençoados


Era uma vez uma jumenta que se humanizou. Teve sensibilidade de homem. Enxergou o que o homem deveria ver. Chegou a falar. Também havia um homem que se "ajumentou". Não discerniu a vontade de Deus. E precisou calar diante de tanta jumentice

Essa é a história de Balaão e a sua jumenta, por isso que o título "A Mula de Balaão" tem duplo sentido.

O que a história da "Mula de Balaão" nos ensina além das jumentices é que quando Deus abençoa abençoado está, e pronto!

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito procede do Pai das Luzes” (Tg. 1.17).

A história revela um outro "jumento": Balaque. Esse rei queria amaldiçoar Israel e custou a entender que não dá para amaldiçoar quem Deus abençoa (Nm. 22-24).

A bênção é uma ato da livre vontade e soberania de Deus. Ele abençoa a quem quer, a hora que quer e do jeito que quiser. Não há “olho gordo" obeso o suficiente e nem concorrência alguma que seja capaz de mudar o que Deus já determinou.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Significou Muito Pra Mim

Nessas férias o Murilo sentou e aprendeu a bater palmas. Vibramos demais. Fotografamos. Filmamos. Parecia o maior fato histórico de todos os tempos. Se pudéssemos colocaríamos na mídia. 

Mas, tem um problema. Se saísse nos jornais: "Murilo, um menininho que sentou e bateu palmas", poderia chamar atenção porque criança é a coisa mais linda. Normalmente as pessoas gostam de um rostinho fofo e lindo. Só que questionariam: "Quanta criança faz isso todo dia? Que bobeira uma notícia dessa."

Sim. Para os outros seria comum. Para nós - pela terceira vez - não é comum que uma criança faça isso. E se tivesse mais dez filhos acharia lindo tudo de novo. Não foi assim com o seu filho?

Então meu louvor: "Senhor obrigado porque meus filhos podem sentar e bater palmas. Tem misericórdia dos pais que não têm a mesma alegria, porque sei Pai que pra esses pais não é algo comum o que provei."

Tragédia ou Crime?

A Veja perguntou: "O que aconteceu na boate Kiss em Santa Maria?" Por um lado foi uma tragédia, pois o inesperado chegou e dizimou jovens que estavam se emancipando para uma vida de sucesso. No entanto, também foi um crime uma casa noturna apinhar o dobro de sua capacidade, sem condições mínimas de segurança. Por quê? Por causa da ganância e da corrupção.

O que mais é assim no Brasil? Muita gente morre todo dia por causa de motoristas embriagados, hospitais despreparados, efetivo insuficiente da polícia, fronteiras facilitadoras ao contrabando de armas e drogas, conivência e suborno na fiscalização, áreas de enchentes e desabamento que sofrem a intervenção da Defesa Civil só quando há mortes, altos investimentos em tecnologia na máfia das multas e pouco gasto para proteger o cidadão.

E quando acontece morte em massa nos assustamos. Vivemos todos os dias com tragédias criminosas ou crimes trágicos?

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Tempo Voa em Todo Lugar?

Hoje o tempo passa mais rápido que antes? Você já ouviu isso? Por que parece que antes o tempo demorava mais?

Será que é pela tecnologia? O envolvimento com as máquinas nos faz viajar e as horas passam e nem vemos. 

Será que o tempo passa mais rápido quando estamos muito ocupados? Esse ritmo frenético nos tirou das "rodas-de-conversas-livres". 

Nessa viagem fomos para cidades onde ainda há "roda-de-conversa-livre", com televisão desligada, há silêncio, há menos tecnologia disponível. Passei poucos dias e a sensação foi que durou um mês. E olha que foi maravilhoso. O tempo passou, mas a sensação foi que demorou.

Ruim é a sensação de demora quando fazemos alguma coisa chata. Não foi esse o caso. Será então que a vida urbana em sua agitação nos faz desgastar mais e com isso a sensação de tempo voando mais rápido do já voa?

Lembranças das Paixões

Por que não vale a pena cultivar paixões proibidas? Porque nos afastamos do Senhor, porque  deixamos de cultivar as "boas paixões" etc.

Etc? Há mais uma séria questão. Quando pecamos abraçando alguma paixão proibida restam as lembranças. Conviver com as lembranças das "coisas boas-ruins" que provamos é complicado.

É complicado porque as lembranças novamente instigam os desejos, e agora da "coisa-provada-gostada". Isso é a possibilidade de uma tentação mais forte.

Então melhor é não ter "boas-ruins lembranças". Conviver com tentações não provadas já é difícil e quando provamos e gostamos nem se fala.

"Fuja das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam ao Senhor." (2 Tm. 2.22).