Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 3 de novembro de 2023

SAUDADES, SAUDADES

Já viram que, do nada, eu posto stories da Seleção Brasileira? É mais que futebol. São memórias profundamente significativas. 

Quando vejo alguns lance é automático lembrar-me onde estava e com que estava, e até o que estávamos a picotar durante o jogo e o que comemos naquele dia. A euforia, o nervosismo, a crítica inflamada, a celebração calorosa, enfim, memórias, memórias.

Não existe story aleatório para um imigrante. Sempre haverá razão, ou emoção de ser. 

Por que ele postou algo sobre esta comida, esta pessoa que ninguém conhece, a foto de um carro, de uma casa, ou até de uma roupa? Sei lá! São maneiras de partilhar a dor. 

Partilhar a dor? As memórias não são tão boas? A dor de que aqueles momentos que eram rotineiros passam a ser lembranças. 

O que fazem as lembranças? Provocam um misto de satisfação com desconfiança. A satisfação de que tudo valeu a pena, e a desconfiança de que talvez não se repita. 

Quando estamos mais vulneráveis?

O friozinho a bater à porta no outono já nos deixa mais sensíveis, e então sorrateiramente as memórias vêm. Elas vêm quando menos esperamos. É só ouvir uma música, sentir um perfume, uma foto, uma data etc.

O que fazemos para reagir?

Aprendemos a criar novas memórias, ter outras alegrias, acalentar o coração com outras vivências. 

Sabe o que é interessante? É que se um dia voltarmos ou se para outro país formos, sentiremos saudades das memórias de Portugal. 


Follow Instagram: vacilius.santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário