Quem está de luto precisa do abraço confortante de Deus e das pessoas, e não de retórica insensível.
Digo: "Insensível", porque quem está do lado da dor não acredita na compaixão de quem traz discurso pronto e clichês. Ainda que eles sejam verdadeiros e até bíblicos.
O que questionamos não é o conteúdo das palavras, mas sim a sensibilidade em torno das lágrimas.
Aliás, temos uma promessa: "Ele enxugará de vossos olhos toda lágrima."
Alguém não sabe que esta é uma promessa apocalíptica? Certamente, todos nós sabemos.
A promessa de que um dia, naquele grande glorioso Dia, ele enxugará - definitivamente - toda lágrima não tem o poder de secar nenhuma das lágrimas que aqui precisamos derramar.
A esperança que não nos faz entristecer como aqueles que não tem esperança (1 Ts. 4.1-8), não arranca de nosso peito a tristeza. Ela só é diferente porque tem um horizonte. Porém, ela está lá.
Enfim, precisamos viver cada momento da vida sem máscaras. E um deles é o processo de luto. Precisamos assumir a nossa humanidade, e chorar, chorar e chorar até o dia em que não mais será preciso, nem possível.
Quem assim age encontra consolo, pois Jesus disse que seriam bem-aventurados aqueles que chorassem porque seriam consolados.
Ainda que o consolo venha a conta gotas, ele vem e assim teremos mais saúde para reagir e desfrutar dos pequenos oásis que nos ajudam a seguir na caminhada.
Instagram: @vacilius.lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário