Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sábado, 31 de dezembro de 2011

Últimas Horas

Decidi escrever nas últimas horas de 2011. 

E se fossem as "últimas horas" de uma corrida longa? As "últimas horas" para solucionar um grande problema. As "últimas horas" de oportunidade para voltar-se para Deus.

O que você faria de diferente se fossem as "últimas horas" da vida? 

Abraçaria mais? Perdoaria? Aproveitaria junto aos seus queridos? Quem chamaria para perto de si?

Vive melhor e aproveita mais a vida quem vive-a como se cada dia fosse o último.

Que nessas "últimas horas" de 2011 encontremos esperança para todas as "últimas horas" de cada dia em 2012, 2013, 2105, 2020...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Dia 25 de Dezembro?

"Hou, hou, hou..." Chegou o Natal sob o estigma de um velho conhecido, gordo e barbudo. 

Ele chega de surpresa? E coloca-se como o provedor de sonhos e anseios de nossas crianças. Rouba a cena a quem?

Jesus é o centro do Natal. O curioso, não sobretudo por causa da data, mas pelo significado, é que ele nasceu por ocasião da Festa dos Tabernáculos. 

Nessa Festa, também chamada de Festa das Tendas, cuja simbologia era a Presença de Deus, Jesus nasceu, possivelmente entre final de Setembro e começo de Outubro. 

Ele veio trazendo a mesma simbologia da Festa dos Tabernáculos. Aliás, a simbologia concretizou-se na pessoa do Filho de Deus, que foi chamado desde o início de Emanuel, o Deus Conosco.

Este sim é a fonte de toda provisão, dos anseios mais carentes, daqueles que estão "cansados e sobrecarregados". Por isso, somente Ele - Jesus - convida para o maior  banquete do mundo: "Vinde a mim... e achareis descanso para as vossas almas".

Que delícia passar um feriado de Natal, como se fosse um dia qualquer. Qualquer? Qualquer que nada. Um dia como devem ser todos os dias: sendo útil aos outros, e desfrutando de uma paz que não depende de roupa nova e comida farta.

Aleluia porque o menino cresceu e cumpriu a Sua missão, em favor de todos nós. Vivas ao verdadeiro Natal: 

"O anjo, porém, lhes disse: Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc. 2.10-11)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Necessidade de Punição?

É difícil aceitar o perdão de Deus depois de pecar voluntariamente. Quem tem algum constrangimento poderá ter muita dificuldade em desfrutar da graça. Por quê?

Temos um senso de justiça-própria. Queremos compensação. Queremos uma maneira de pagar. Tendemos a assumir o que não podemos. Não tem jeito não, as nossas boas obras de justiça e compensação são como trapos de imundície.

Sim. Trapos de imundície, pois se queremos fazer algo para  purificar-nos sem o caminho das Escrituras, acrescentamos dois males: 1) Não confiar na Promessa, no Sacrifício, na Graça; e, 2) Confiar, enganosamente, em nós e em nossa justiça.

O que é isto? Antes devemos assumir nossa culpa sem culpa, aceitar o perdão de Deus sem ser preciso perdoar a nós mesmos. 

Vamos desfrutar da Graça sem desejar que ela repita-se pela mesma causa. Mas, se for preciso não deixará de ser aquele favor que não merecemos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Ano Já Acabou?

O ano já acabou pra quem quer comprar parcelado. Mas, para quem precisa tomar importantes decisões, ainda não.

Não deixe para ter uma vida de oração e leitura da Palavra só a partir do ano que vem.

Por que deixar para o ano que vem, consertar uma situação pendente. Falar com alguém. Dar um abraço.

Será que o ano que vem chegará? E se chegar, possivelmente você não verá passar, como foi este ano, e então passará mais um ano sem conseguir.

Faça já. Aproveite as oportunidades. É de Deus? Não deixe para o ano que vem se Ele espera isto agora.

Quem esperou tanto tempo, pode não querer esperar mais nenhum dia.